0

Concurso “Rio, inspire-se no proteger para não perder!” premia estudantes de Pinhais

Em parceria com a Prefeitura de Pinhais, o Rotary Club da cidade celebrou o Dia do Rio promovendo um concurso cultural. Criada pela lei municipal nº 11 de 1993, a data tem como objetivo organizar eventos alusivos à necessidade de preservação e conservação dos rios. Para estimular a reflexão sobre o tema, o concurso “Rio, inspire-se no proteger para não perder!” premiou estudantes das escolas públicas de Pinhais.

Concurso

Promovido em novembro, o projeto “Rio, inspire-se no proteger para não perder!” foi dividido em três categorias: música, desenho e vídeo publicitário. A organização do concurso cultural foi realizada pelo Rotary Club de Pinhais em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente. Segundo o clube, toda comunidade escolar de Pinhais participou da iniciativa.

Segundo Rudinei Bigueline, membro do clube de Pinhais e um dos idealizadores do projeto, a iniciativa é um exemplo de como “podemos fazer a nossa parte com o plantio de árvores, com a limpeza e preservação dos rios”. “Participo deste projeto desde 1993 e, como um dos idealizadores, me sinto honrado em vê-lo tendo continuidade. Parabenizo aos professores e alunos que participaram desta iniciativa”, conta.

Representando o Rotary Club de Pinhais, Tamara Grechiner, destacou a relevância da preservação ambiental. “Gostaríamos de presentear a todos [participantes], mas sem dúvida já foram premiados com o espírito de observação da natureza. Agradeço aos meus amigos do Rotary por este amor, por esta dedicação. Que consigamos ser agentes transformadores no ambiente em que vivemos”, ressalta.

Confira os vencedores do concurso “Rio, inspire-se no proteger para não perder!”:

Categoria música:

1º lugar – Escola Municipal 31 de Março. Alunas: Analu Castilho Ramos da Silva, Danielly Cristina Cunha dos Santos e Manuela da Cunha Camilo. Professoras responsáveis: Brenda e Francielle.

2º lugar – Escola Municipal Poty Lazarotto. Alunas: Maria Luiza Martins e Cynthia Valeria. Professora responsável: Marilane.

Categoria desenho:
1º lugar – Escola Municipal Frei Egidio Carlotto. Alunos: Felipe Ferreira Santiago, Marcelo Augusto de Souza, Murilo Rolim da Silva, Arthur Gustavo da Cruz Aguiar e Rafaela Dedeski de Assis Pereira. Professoras responsáveis: Debora Cristina e Patricia.
2º lugar – Escola Municipal Marins de Souza Santos. Aluno: Lucas Cordeiro da Silva. Professora responsável: Monica Regina.

Categoria vídeo publicitário:
1º lugar – Colégio Estadual Amyntas de Barros. Alunos: Anderson Alves, Eduardo Araújo, Oscar Araújo e Rodrigo Santos. Professor responsável: Sidnei Ribeiro.

Dia do Rio

No dia 24 de novembro é celebrado o Dia do Rio em Pinhais. Criada em 1993, a data tem como objetivo criar um calendário de eventos no município, promovendo eventos alusivos à necessidade de preservação e conservação dos rios. As questões relativas ao meio ambiente estão presentes na proposta curricular das unidades de ensino de Pinhais que desenvolvem várias atividades e ações, com relação a escassez da água, a preservação e proteção dos recursos naturais.

De acordo com a prefeita da cidade, Marli Paulino, é fundamental que “estejamos conscientes de que todos devem fazer a sua parte”. “Há alguns anos, quando começava a chover já temíamos as enchentes. Atualmente, com o cuidado e a limpeza dos rios realizada pelas equipes da prefeitura não sofremos mais com isso. E contamos sempre com o apoio da comunidade neste processo”, explica.

Para a secretária de Educação, Andrea Franceschini, o concurso possui bom nível de disputa. Franceschini acredita que cuidar do meio ambiente é também “cuidar da nossa vida”. “Agradeço ao Rotary também por esta parceria, sabemos o quanto é difícil ter que selecionar os trabalhos vencedores; foram apresentados trabalhos lindos. Por meio deles percebemos o quanto os alunos e professores são dedicados e isso é motivo de orgulho”, relata.

Confira!

Veja as fotos da premiação do concurso “Rio, inspire-se no proteger para não perder!”, promovido pelo Rotary Club de Pinhais.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Laís Adriana de Almeida

Laís Adriana de Almeida

Estagiária de Comunicação do Distrito 4730; Estudante de Jornalismo da UFPR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *