0

Circuito de palestras apresenta aplicativo para emergências da Polícia Militar

Com foco na acessibilidade, a Polícia Militar (PM) do Paraná criou uma nova ferramenta de segurança pública, o APP 190. O aplicativo é uma alternativa ao telefone de emergência  190, permitindo que o usuário registre e acompanhe ocorrências. Em parceria com o Distrito 4730, a PM está realizando um circuito de palestras pelos clubes para apresentar o aplicativo. O APP 190 já está disponível para sistemas Android e, em breve, estará disponível para iOS.

“Imagine, você não precisa ligar, não precisa procurar um número, então é só realmente pedir um help

–  Governadora Isis Busse

Circuito

A ideia de um circuito de palestras distrital surgiu de uma reportagem de televisão. O Governador Assistente, Geraldo Zanella, assistiu a uma entrevista do Capitão Prus e, identificando um tema de importância tanto para os rotarianos quanto para membros da comunidade em geral, levou o projeto a Governadora Distrital Isis Busse. De acordo com a governadora, a solicitação de palestras se encontra a disposição também para os clubes do interior do Paraná.

Durante as oito palestras ministradas em 2018, o Capitão Cláudio Prus apresentou o aplicativo e suas funcionalidades, explicando também como funciona o procedimento da PM no atendimento de emergências. Chefe de Operações do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) e idealizador do aplicativo, o capitão acredita que as palestras são importantes para um “fortalecimento entre instituições”. “Nós [PM] somos uma instituição pública. O Rotary, uma instituição que tem força mundial e não só ajuda pessoas, cria valores e é formador de opiniões, como também fortalece as coisas boas de cada instituição”, descreve.

Em novembro, aconteceu a última palestra do circuito deste ano, no clube Parque Barigui. Segundo Zanella, a agenda do circuito para 2019 já está aberta, basta os clubes interessados entrarem em contato para verificar as datas disponíveis.

“Estamos aqui para fazer a atitude certa, então vamos acabar com as atitudes erradas”

–  Capitão Cláudio Prus

Aplicativo

De acordo com o Capitão Cláudio Prus, aproximadamente 100 mil pessoas necessitam de ajuda para acionar a PM em Curitiba e região metropolitana. Com base nesses dados, a Polícia Militar do Paraná decidiu criar um aplicativo que pudesse trazer acessibilidade para o atendimento emergencial e ainda abranger a população em geral.

O APP 190 permite que o usuário acompanhe a solicitação em tempo real, converse com a polícia via chat, mandando informações, localização, fotos e vídeos da ocorrência. “Trouxemos essas facilidades [criadas por] redes sociais para o aplicativo por uma questão profissional”, explica Prus. Caso o usuário possua deficiência auditiva, um avatar preparado para conversar em libras guia a navegação pelo aplicativo.

Para priorizar as ocorrências emergenciais, o APP 190 identifica as informações principais com base no mesmo treinamento do atendimento telefônico. A classificação do grau emergencial depende do tempo corrido e situação de risco da ocorrência. Ou seja, há quanto tempo a ocorrência aconteceu e/ou se a vítima está sob risco imediato.

O usuário do APP 190 pode acompanhar qual a classificação e outros procedimentos relacionados a solicitação, além de manter o registro de todos os seus chamados. Ao final do atendimento, o usuário pode avaliar como o aplicativo e o policial por quem foi atendido atuaram na “resolução do problema”. “[Com as avaliações] nós podemos melhorar os nossos serviços”, explica o capitão.

Alcance

Para utilizar o APP 190, basta realizar o download na Play Store e fazer um cadastro no sistema de dados paranaense. Na App Store, o aplicativo deve estar disponível até o final de dezembro. Caso o usuário já possua cadastro no Detran e afins, só é necessário fornecer as informações requisitadas pelo aplicativo da PM.

Até o momento, o aplicativo atende a área de de Curitiba e região metropolitana. Segundo o Capitão Cláudio Prus, a Polícia Militar do Paraná está se preparando para implantar o sistema no próximo ano em todo o estado. Prus também não descarta a possibilidade do projeto chegar a nível nacional. “Recentemente tivemos algumas divulgações e muitas pessoas daqui estão assumindo cargos nacionais, [elas] podem fazer uma implantação do aplicativo a nível nacional”, comenta.

Confira!

Veja as fotos da última palestra do circuito, durante a reunião do Rotary Club de Curitiba Parque Barigui. | Fotos: Laís Adriana

Este slideshow necessita de JavaScript.

Laís Adriana de Almeida

Laís Adriana de Almeida

Estagiária de Comunicação do Distrito 4730; Estudante de Jornalismo da UFPR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *