1

Rotaract Paranaguá Rocio ganha prêmio de “Melhor Projeto do Sul do Brasil”

No ano em que completa 20 anos de atuação, o Rotaract Club de Paranaguá Rocio ganhou o prêmio de “Melhor Projeto do Sul do Brasil” com a iniciativa “De Óleo na Dengue”. A premiação aconteceu durante o ROTASUL – Encontro de Rotaract Clubs da Região Sul do Brasil. O projeto já recebeu prêmios na gestão 2017-18 do Distrito 4730. Agora, a iniciativa irá concorrer em nível nacional na Conferência Nacional de Rotaract Clubs (CONARC), que acontece de 16 à 20 de Janeiro de 2019, em Cuiabá.

 

De Óleo na Dengue

Segundo Alex Vizine, ex-presidente do Rotaract Club, a iniciativa tem como objetivo combater a dengue na cidade de Paranaguá, que sofreu uma epidemia da doença em 2016. Criado em setembro de 2017, o projeto “De Óleo na Dengue” distribuiu velas de citronela feitas a partir de óleo de cozinha usado. De acordo com Vizine, as velas ecológicas espantam mosquitos num raio de 50 metros e podem ser reutilizadas. “As velas de citronela são com espiarina, que possibilita a reutilização – o líquido volta a ser uma vela normal”, explica.

O projeto foi executado em parceria com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Colégio Estadual Prof. Maria de Lourdes Morozowski, no Jardim Araçá. A oficina de velas ecológicas fez parte do Fórum de Meio Ambiente, realizado no colégio no período noturno. No início, a Engenheira Química e associada do clube,  Yasmin Assaf, apresentou a parte teórica do projeto e todo o processo de arrecadação dos óleos usados de cozinha para que tivesse a destinação correta, sem ferir o meio ambiente. No laboratório, os rotaractianos orientaram os alunos e auxiliaram na prática de produção das velas ecológicas.

A ideia para criação das velas surgiu do desejo de produzir uma inovação. Segundo Alex, o clube Paranaguá Rocio queria aproveitar o óleo de cozinha para fazer uma iniciativa relacionada ao meio ambiente, reinventando o uso tradicional de criar sabonetes. “Já a algum tempo [o Rotaract Club] não fazia projetos voltados ao meio ambiente, então foi um desafio. Pensamos no óleo de cozinha, mas [queríamos] sair do padrão de fazer o sabão, então fizemos as velas”, conta.

O clube distribuiu as velas de citronela em postos de saúde; asilos, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Paranaguá, entre outros. Foram produzidas e distribuídas aproximadamente 520 velas, cada unidade capaz de proteger quatro pessoas, de acordo com Alex Vizine.

 

Reconhecimento

“A expectativa de elevar a nível nacional agora é grande”, aponta Alex. Segundo o ex-presidente, o projeto adquiriu visibilidade regional nas premiações, com clubes de outros Distritos entrando em contato para apoiar e conhecer a iniciativa. “Esperamos levar o prêmio [da CONARC] para este projeto. O “De Óleo na Dengue” nos trouxe muitos benefícios, principalmente para a comunidade e para a população”, comenta.

De acordo com Vizine, a segunda edição do “De Óleo na Dengue” será promovida pelo clube no primeiro semestre de 2019.  “Ainda neste semestre o clube fará mais algumas oficinas que passarão, ao todo, de 1.000 velas ecológicas”, explica.

 

“Eu agradeço a todos pela realização, execução dessa iniciativa. Todos [do clube] estão de parabéns: engajados, empenhados em promover esse projeto; e também a comunidade que comprou a ideia, nos ajudou e contribuiu fazendo desse projeto um sucesso. Queremos continuar com projetos grandiosos como foi o ‘De Óleo na Dengue'”

Mensagem de Alex Vizine, presidente 2017-18 do Rotaract Club de Paranaguá Rocio.

 

 

Confira!

Veja fotos das ações do projeto “De Óleo na Dengue”, promovido pelo Rotaract Club de Paranaguá Rocio. | Mais em: Rotaract Club de Paranaguá Rocio | Facebook.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Na Mídia!

Confira outras notícias sobre o “De Óleo na Dengue”:

Folha do Litoral – Rotaract distribui velas ecológicas aos asilos de Paranaguá.

Folha do Litoral – Projeto ambiental do Rotaract é o melhor do sul do Brasil.

Jornal Folk – Rotaract arrecada 66 litros de óleo para projeto.

Blog Christian Barbosa – Projeto ambiental do Rotaract é o melhor do sul do Brasil.

Rotaract Brasil | Facebook.

 

Laís Adriana de Almeida

Laís Adriana de Almeida

Estagiária de Comunicação do Distrito 4730; Estudante de Jornalismo da UFPR.

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *