0

Outubro Rosa no Distrito 4730: clubes se mobilizam em ações para combater o Câncer de Mama

 

De palestras nas reuniões dos Rotary Clubs a ações na comunidade, o Distrito 4730 se mobilizou para promover o Outubro Rosa em diversas cidades do Paraná. O movimento surgiu mundialmente na década de 1990. O objetivo da campanha anual é compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento.

Leia também: I Noite Rosa orienta sobre câncer de mama e saúde da mulher em Tijucas do Sul.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, formando um tumor. Existem diferentes tipos de câncer de mama, alguns possuem desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. Para prevenir a doença e reconhecer os sintomas previamente, é recomendado que seja realizado um auto-exame mensalmente.

Os sinais do câncer podem variar: nódulo único endurecido; irritação de uma parte da mama; inchaço e/ou vermelhidão na pele; sensação de nódulo aumentado na axila; dor na mama ou mamilo; entre outros. Algumas mulheres com câncer de mama podem não apresentar nenhum destes sintomas.

Para diagnosticar um câncer de mama, o médico precisa identificar através do exame clínico ou exame de imagens – mamografia, ultrassom ou ressonância magnética. Caso a suspeita seja confirmada, o mastologista realiza uma biópsia, retirando pequenos pedaços do tumor. Encarregado de analisar a biópsia, o médico patologista irá definir se a alteração na mama é ou não um câncer.

Após a confirmação da doença, a paciente deve iniciar o tratamento, que pode envolver quimioterapia, radioterapia e/ou cirurgia. No Brasil, o Ministério da Saúde oferece atendimento gratuito através do Sistema Único  de Saúde (SUS).

 

Cajuru

Durante este mês, o Rotary Club de Curitiba Cajuru realizou três palestras em unidades de saúde da cidade. A primeira foi na Unidade de Saúde Cajuru, onde o clube cedeu uma cadeira de rodas e doou frutas para o lanche. As outras duas palestras aconteceram na Unidade de Saúde São Domingos, nos dias 27 e 31 de outubro.

 

Cruzeiro do Sul

No dia 20 de outubro, o Rotary Club de Curitiba Cruzeiro do Sul realizou uma palestra na Unidade de Saúde Canal Belém. O evento aconteceu em parceria com o Rotary Club de Curitiba Avenida das Torres.

 

Rebouças

O Rotary Club de Curitiba Rebouças participou de um dia D em prol do Outubro Rosa. A ação ocorreu na unidade Menonitas, adotada pelo clube.

 

Bacacheri

Na unidade de saúde Jardim Aliança, o Rotary Club de Curitiba Bacacheri realizou uma festa com o tema “Mulheres conscientes na luta contra o câncer de mama!”. Além de conscientizar sobre o Outubro Rosa, o evento promoveu rodas de conversa, coletiva de preventivo (papanicolau), solicitação de mamografia, exame clínico das mamas e sorteio de brindes.

 

Vila Velha

Em Ponta Grossa, o Rotary Club Vila Velha ministrou uma palestra sobre o Outubro Rosa na Escola Municipal Senador Flávio Carvalho Guimarães. A ação distribuiu folhetos informativos para as participantes. O clube também ofereceu coffee break e sorteio de brindes.

 

Guaratuba

No último sábado (27), o Rotary Club de Guaratuba participou da caminhada promovida pela cidade. A passeata em homenagem ao Outubro Rosa reuniu mais de 150 pessoas na Avenida 29 de Abril, de acordo com a Prefeitura de Guaratuba.

 

Araucária

O Rotary Club de Araucária distribuiu cartões informativos personalizados sobre o Outubro Rosa. Também realizada no último sábado, a ação entregou o material nas unidades básicas de saúde (UBS) que estavam atendendo à Campanha do Departamento de Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde. Em parceria com o Interact Club de Araucária, o material foi entregue nas UBS: Industrial, Califórnia, Shangri-lá e Tupy.

 

Jaguariaíva

Para promover a campanha, o Rotary Club de Jaguariaíva realizou o “Chá do Outubro Rosa”. Além de informar sobre a prevenção ao câncer de mama, o clube também arrecadou lenços para doar à Fundação Atitude na Cabeça.

 

Pinhais

Para conscientizar sobre a importância do cuidado com a saúde e dos exames preventivos, o Rotary Club de Pinhais realiza campanhas mensais tanto no “Outubro Rosa”, como no “Novembro Azul” – que se destina a informar sobre a saúde dos homens. O clube enfeitou o marco rotário na Avenida Maringá com um laço rosa, substituindo por um azul com o começo do “Novembro Azul”. Nas reuniões semanais, os participantes recebem lacinhos para portar em suas lapelas. Contudo, “a ação de maior repercussão e destaque pelo segundo ano consecutivo” foi a palestra da associada Joceli Pereira, o Monólogo Rosa.
Este ano apresentando-se para mais de novecentas pessoas, entre elas homens e mulheres.

Para conferir outras fotos das ações do Rotary Club de Pinhais, acesse: https://www.facebook.com/pg/Rotaryclubdepinhais/photos/?tab=album&album_id=2097661806958974

 

 

.

Distrito em ação

O Distrito 4730 irá realizar uma caminhada em prol do Outubro Rosa e do Novembro Azul – que tem o objetivo de conscientizar sobre o câncer de próstata. De acordo com Lendair Zanella, presidente do Rotary Club de Curitiba Parque Barigui, estão convidados os companheiros de todos os clubes Rotary, Rotaract, Interact e Rotakids. “É para levar apitos, balões azul e rosa e ir com a camiseta do seu clube”, orienta Zanella. O evento é gratuito e acontece às 10 horas, no dia 10 de novembro, no centro de Curitiba.

Local: Associação Comercial do Paraná (ACP) – Rua XV de Novembro, 621 – Centro, Curitiba;

Data: sábado, 10 de novembro de 2018;

Horário: 10 horas.

 

Confira!

Veja fotos de outras ações dos Rotary Clubs do Distrito 4730.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

*Atualizada em 20 de novembro de 2018, às 14:19 horas – Adicionada seção relativa as ações do Rotary Club de Pinhais.

Laís Adriana de Almeida

Laís Adriana de Almeida

Estagiária de Comunicação do Distrito 4730; Estudante de Jornalismo da UFPR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *