0

Rotarianos participam da comemoração dos 85 anos de Treze Tílias durante Intercâmbio da Amizade

Foto após o intercâmbio em comemoração aos 85 anos de Treze Tílias. O grupo se reuniu para contar a Chair Christianne Salomon sobre suas experiências.

Reunião do grupo após o intercâmbio para compartilhar as experiências com a Chair Christianne Salomon. | Foto: Arquivo

Em outubro, um grupo de rotarianos representou o Distrito 4730 no Intercâmbio da Amizade para Treze Tílias. Entre diversos objetivos, esta modalidade de intercâmbio busca fornecer a chance de aprender sobre o povo, comida, idioma, costumes e história de uma região. Localizada no Distrito 4740, a cidade de Treze Tílias comemorou neste mês 85 anos da imigração austríaca com a Tirolerfest.

O grupo de intercambistas rotarianos do Distrito contou com seis participantes: o casal Marcos e Rozangela Almeida; Isis Ribas Busse; Jorge Franco; Habib Giovanna Varella Molina; e  Denise Schimidlin. De acordo com a rotariana Rozangela Almeida, os integrantes participaram da festa de 85 anos da imigração austríaca, visitaram um museu e presenciaram uma noite cultural, com diversas atrações. Além disso, o grupo também visitou os principais pontos turísticos da cidade.

“O lado cultural destacou bastante, lá eles valorizam muito o conhecimento. As famílias são sempre muito unidas, transmitindo sua cultura aos jovens para não deixar desaparecer”, aponta Rozangela. Para a intercambista, a gastronomia de Treze Tílias também complementou o “fim de semana cultural” do grupo. Para Jorge Franco, Jorge Franco, Governador Eleito 2019-2020, o maior destaque do intercâmbio foi a criação de laços de amizade. “Conhecemos pessoas novas, rotarianos, muitos receptivos, muito carinhosos”, conta.  

Jorge Franco também acredita que a experiência foi muito produtiva para os intercambistas. “Seria muito bom que mais rotarianos participassem de Intercâmbios da Amizade, porque isso realmente nos enriquece muito”, comenta. Rozangela Almeida participa pela segunda vez de um intercâmbio nessa modalidade. Para a rotariana, é necessário “tomar coragem de participar”, porque é um oportunidade “bem bacana”. “Vale a pena, é muito bom. Você pratica o companheirismo, aprende de Rotary e aprende de amizade também, faz novas amizades”, explica Rozangela.

Leia também: Intercâmbio da Amizade para comemoração dos 85 anos de Treze Tílias abre inscrições.

 

Intercâmbio da Amizade

Na modalidade Intercâmbio Rotário da Amizade, os participantes – associados e amigos do Rotary – realizam visitas uns aos outros, com fins culturais, humanitários ou profissionais. Os intercambistas podem viajar sozinhos, acompanhados, com a família ou em grupo. Os participantes não precisam necessariamente ser associados de um Rotary Club, dependendo do intercâmbio divulgado.

De acordo com o Rotary International, os benefícios de um Intercâmbio da Amizade podem ser: oferecer uma perspectiva diferente de profissão ou trabalho específico; promover a formação de amizades duradouras; estabelecer uma base para a paz e serviços humanitários; ampliar a compreensão internacional; entre outros.

Saiba mais em: Intercâmbio Rotário da Amizade | Rotary

 

Confira!

Veja as fotos do Intercâmbio da Amizade 2018-19 para Treze Tílias, Distrito 4740. | Fotos: Arquivo

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Laís Adriana de Almeida

Laís Adriana de Almeida

Estagiária de Comunicação do Distrito 4730; Estudante de Jornalismo da UFPR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *