1

Projeto “Justiça e Cidadania também se aprendem na escola” realiza ação no Caximba

Idealizado pelo Rotary Club de Curitiba Parque Barigui, o projeto “Justiça e Cidadania também se aprendem na escola” aconteceu no último sábado (29), no bairro Caximba, em Curitiba. A iniciativa ofereceu oficinas de civismo, higiene bucal, prevenção do câncer, entre outras. Reunindo seis clubes do Distrito 4730, a ação atendeu pais e crianças da comunidade na Escola Ensino Fundamental Professora Joana Raksa.

Aproximadamente 300 pessoas participaram do evento. De acordo com Lendair Zanella, presidente do clube Parque Barigui, o principal objetivo do projeto é promover a integração comunidade-escola. “É um evento bem grande e bem complexo”, comenta.

Foram oferecidas oficinas de saúde, higiene bucal, corte de cabelo e civismo e cidadania; além disso, foram organizadas áreas para bazar e atividades de recreação. Também foram distribuídos cachorro-quente, pipoca e refrigerante aos participantes. Segundo Zanella, as sobras de comida foram entregues para a Associação de Moradores do Caximba.

 

Oficinas

O Rotaract Club do Distrito 4730 foi o responsável pela parte de recreação do projeto “Justiça e Cidadania se aprendem na escola" | Foto: Arquivo

O Rotaract Club do Distrito 4730 foi o responsável pela parte de recreação do projeto “Justiça e Cidadania se aprendem na escola” | Foto: Arquivo

Para trabalhar o tema civismo e cidadania com as crianças, foi apresentada uma aula sobre educação moral e cívica. “[O objetivo é] estimular junto aos alunos sentimentos de amor à pátria, respeito aos símbolos nacionais em oficinas de civismo e cidadania  e o hasteamento dos pavilhões nacional, do estado e do município”, explica Lendair.

Nas oficinas de saúde, os participantes fizeram exames de hepatite C, hipertensão, diabetes e prevenção ao câncer de mama. As crianças participaram da oficina sobre higiene bucal e do projeto “Boa Visão”, em que os clubes oferecem consultas e entrega de óculos para crianças de 5 a 12 anos com necessidade identificada.

No bazar organizado pelo projeto “Justiça e Cidadania”, os moradores puderam comprar roupas, sapatos e acessórios a preços simbólicos. Na área externa da escola, foi organizado também um plantio de árvores. Mudas de araucária, pau-brasil, pinheiro, entre outras, foram plantadas pela comunidade e pelos voluntários.

 

Parcerias e próximas edições

 A idealização do projeto começou através do Rotary Club de Curitiba Parque Barigui | Foto: Arquivo

A idealização do projeto começou através do Rotary Club de Curitiba Parque Barigui | Foto: Arquivo

O projeto “Justiça e Cidadania” contou com a participação de voluntários de seis Rotary Clubs de Curitiba do Distrito 4730: Parque Barigui, Bacacheri, Champagnat, Cruzeiro do Sul, Gralha Azul e Santa Felicidade. Para promover o evento, os clubes realizaram parcerias com a Escola de Magistratura, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Associação dos Oficiais da Reserva do Exército de Curitiba (AORE), Tribunal de Justiça do Paraná, Associação Amigas da Mama (AAMA), Instituto Amigas dos Sonhos e Escola Cabeleireiros Lady Lord.

Segundo Lendair, novas edições da iniciativa estão sendo projetadas. “Já estão sendo feitas palestras em outros clubes. Isso é interessante porque os outros clubes começam a se envolver. Com outros clubes trabalhando [no projeto], podemos fazer um círculo em Curitiba e região metropolitana também”, explica.

 

Confira!

Veja as fotos do projeto “Justiça e Cidadania se aprendem na escola”, realizado na comunidade do Caximba, em Curitiba.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Laís Adriana de Almeida

Laís Adriana de Almeida

Estagiária de Comunicação do Distrito 4730; Estudante de Jornalismo da UFPR.

One Comment

  1. Projeto que deve ser promovido por todos os clubes e adotado pelo Distrito! Serve para elevar a grau de entendimento do civismo e da cidadania. A formação do cidadão com responsabilidade se ajusta na pauta da Prova Quádrupla.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *